Apresentação:
Na área da Análise de Comportamento Aplicada (ABA), muitos desafios estão associados à necessidade de práticas e intervenções adaptadas para atender às diversas necessidades comportamentais e de aprendizagem dos indivíduos. A escolha de estratégias eficazes é crucial para promover mudanças comportamentais positivas e garantir uma intervenção que seja inclusiva e baseada em evidências. Os principais critérios para a seleção de abordagens na ABA incluem: adequação às necessidades individuais, eficácia na modificação do comportamento, integração com os objetivos terapêuticos e educacionais, e sustentabilidade das práticas de intervenção. Compreender os princípios fundamentais da ABA e as estratégias específicas de intervenção é essencial para promover um ambiente terapêutico e educativo de alta qualidade e resultados efetivos.
Objetivo:
O curso tem como objetivo fornecer uma compreensão abrangente dos métodos e abordagens da Análise de Comportamento Aplicada (ABA), alinhando as práticas de intervenção às necessidades específicas dos indivíduos. Visa analisar o impacto das diferentes estratégias de ABA na modificação do comportamento e no desenvolvimento das habilidades dos indivíduos, destacando a eficácia de cada abordagem. Além disso, pretende identificar e abordar os desafios comuns enfrentados na aplicação da ABA, explorando soluções baseadas em evidências para superar essas dificuldades. Compreender as variações nas necessidades comportamentais e de aprendizagem dos indivíduos é fundamental para adaptar as intervenções de forma eficaz. O curso também se propõe a integrar o conhecimento sobre novas abordagens e tecnologias emergentes na ABA, com o objetivo de aprimorar as práticas e promover resultados mais eficientes e sustentáveis. Em suma, busca capacitar os profissionais da área a implementar intervenções baseadas em ABA de maneira ética e eficaz, garantindo um impacto positivo na vida dos indivíduos atendidos.
Disciplinas:
1. Didática do Ensino Superior
2. Gestão de Sala de Aula
3. Pensamento Científico
4. Introdução aos Conceitos Básicos de Análise de Comportamento Aplicada – ABA
5. Características Diagnósticas no Transtorno do Espectro Autista (TEA)
6. Processos Cognitivos de Aprendizagem
7. Procedimentos de Ensino: Ensino Estruturado e Naturalístico
8. Ensino e Habilidades Básicas e Autocuidado
9. Processos de Aquisição da Linguagem e da Escrita
10. Ensino e Habilidades Complexas: Leitura, Escrita e Matemática
11. Avaliação Cognitiva-Comportamental
12. Elaboração do PEI (Plano Educacional Individualizado)
13. Transtorno do Espectro Autista
14. Transtornos e Distúrbios da Aprendizagem
15. Transtornos Globais do Desenvolvimento
16. Análise Diagnóstica, Métodos de Intervenção e Desenvolvimento I
17. Análise Diagnóstica, Métodos de Intervenção e Desenvolvimento II
18. Análise Diagnóstica, Métodos de Intervenção e Desenvolvimento III
Carga Horária:
360 horas
Todos são Presenciais.
Investimento:
Nenhuma tem TCC obrigatório, é optativo.
Na IPEBR, acreditamos que a educação é a chave para o sucesso!
© 2024 criado por ACX|Digital
(84) 9 9904-0280
AV. Engenheiro Roberto Freire, 1962 – Capim Macio, Natal – RN ( Shopping Seaway)