Apresentação:
Na área de Metodologia do Ensino de Matemática, muitos desafios estão associados à necessidade de práticas pedagógicas eficazes para garantir um ensino matemático de qualidade e acessível. A escolha de estratégias eficazes é crucial para promover um ambiente de ensino que atenda às necessidades cognitivas e pedagógicas dos alunos, além de garantir a integração de métodos e práticas com o currículo educacional. Os principais critérios para a implementação eficaz da metodologia de ensino de matemática incluem: adequação às necessidades de aprendizagem dos alunos, eficácia na promoção do entendimento conceitual e habilidades matemáticas, integração com os objetivos educacionais e sustentação das práticas pedagógicas. Compreender os princípios fundamentais da metodologia de ensino de matemática e as estratégias específicas de instrução é essencial para criar um ambiente de aprendizagem produtivo e de alta qualidade.
Objetivo:
O curso tem como objetivo fornecer uma compreensão abrangente dos métodos e abordagens na Metodologia do Ensino de Matemática, alinhando as práticas pedagógicas às necessidades específicas dos alunos. Visa analisar o impacto das diferentes estratégias de ensino de matemática na melhoria das habilidades matemáticas e no desenvolvimento cognitivo dos alunos, destacando a eficácia de cada abordagem. Além disso, pretende identificar e abordar os desafios comuns enfrentados no ensino da matemática, explorando soluções baseadas em evidências para superar essas dificuldades. Compreender as variações nas necessidades de aprendizagem dos alunos é fundamental para adaptar as práticas pedagógicas de forma eficaz. O curso também se propõe a integrar o conhecimento sobre novas abordagens e tecnologias emergentes na área da matemática, com o objetivo de aprimorar as práticas e promover resultados mais eficientes e sustentáveis. Em suma, busca capacitar os profissionais da área a implementar práticas de ensino de matemática de maneira ética e eficaz, garantindo um impacto positivo na qualidade da aprendizagem e no desenvolvimento das habilidades matemáticas dos alunos.
Disciplinas:
1. Didática do Ensino Superior
2. Gestão de Sala de Aula
3. Pensamento Científico
4. Ferramentas Digitais para a Sala de Aula
5. Currículos e Projetos Pedagógicos
6. Aprendizagem Criativa
7. Processos Cognitivos e Aprendizagem
8. Metodologia do Ensino da Matemática
9. Metodologias Ativas
10. Instrumentos Avaliativos das Linguagens e Processos Lógicos-Matemáticos
11. Jogos e Modelagem na Educação Matemática
12. Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
13. Organização do Trabalho Pedagógico no Ensino Médio
14. Matemática Instrumental
15. Processos de Aquisição da Linguagem e da Matemática
16. Estatística Básica
17. Matemática Financeira
18. Lógica Matemática
Carga Horária:
360 horas
Todos são Presenciais.
Investimento:
Nenhuma tem TCC obrigatório, é optativo.
Na IPEBR, acreditamos que a educação é a chave para o sucesso!
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