PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL E CLÍNICA

Apresentação:

Na área de PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL E CLÍNICA, muitos desafios estão associados à necessidade de práticas e abordagens especializadas para entender e intervir nas dimensões cognitivas, emocionais e educacionais dos indivíduos em contextos institucionais e clínicos. A escolha de estratégias eficazes é crucial para promover uma prática psicopedagógica que assegure o desenvolvimento harmonioso das habilidades cognitivas e emocionais, e o suporte necessário ao processo de aprendizagem e crescimento pessoal. Além disso, é fundamental garantir que as intervenções estejam alinhadas com as necessidades específicas dos indivíduos e os objetivos institucionais. Os principais critérios para a implementação eficaz da psicopedagogia incluem: adequação às necessidades e fases do desenvolvimento, eficácia na promoção do aprendizado e habilidades emocionais, integração com os objetivos educacionais e terapêuticos, e sustentabilidade das práticas psicopedagógicas. Compreender os princípios fundamentais da psicopedagogia e as estratégias específicas de intervenção é essencial para promover um ambiente educativo e clínico de alta qualidade.

Objetivo:

O curso tem como objetivo fornecer uma compreensão abrangente dos métodos e abordagens em PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL E CLÍNICA, alinhando as práticas psicopedagógicas às necessidades específicas dos indivíduos em diferentes contextos institucionais e clínicos. Visa analisar o impacto das diferentes estratégias psicopedagógicas na promoção do desenvolvimento cognitivo e emocional, destacando a eficácia de cada abordagem. Além disso, pretende identificar e abordar os desafios comuns enfrentados na prática da psicopedagogia, explorando soluções baseadas em evidências para superar essas dificuldades. Compreender as variações nas necessidades psicopedagógicas dos indivíduos é fundamental para adaptar as práticas de intervenção de forma eficaz. O curso também se propõe a integrar o conhecimento sobre novas abordagens e tecnologias emergentes na área da psicopedagogia, com o objetivo de aprimorar as práticas e promover resultados mais eficientes e sustentáveis. Em suma, busca capacitar os profissionais da área a implementar práticas psicopedagógicas de maneira ética e eficaz, garantindo um impacto positivo na qualidade do desenvolvimento e no bem-estar dos indivíduos.

Disciplinas:

1. Didática do Ensino Superior
2. Gestão de Sala de Aula
3. Pensamento Científico
4. Psicopedagogia
5. Processos Cognitivos e Aprendizagem
6. Fundamentos da Psicanálise / Teorias e Práticas Psicanalíticas
7. Dinâmicas das Relações Familiares e Aprendizagem
8. Educação Sexual nas Escolas
9. Grafomotricidade
10. Transtornos Globais do Desenvolvimento
11. Técnicas Interventivas: Na Atenção, Concentração e Memória Neurolinguística
12. Avaliação e Técnicas Interventivas na Escrita e Leitura
13. Avaliação e Técnicas Interventivas na Matemática
14. Avaliação e Diagnóstico Psicopedagógico dos Alunos com Necessidades Especiais
15. Estágio Supervisionado em Psicopedagogia Institucional
16. Estágio Supervisionado em Psicopedagogia Clínico

  Carga Horária:

   360 horas

   Todos são Presenciais.

   Investimento:

  • Matrícula: R$49,90
  • Mensalidades: 18 parcelas de R$320,00
  • Desconto no cartão de crédito: R$144,99
  • Desconto no boleto/pix: R$159,99

 

    Nenhuma tem TCC obrigatório, é optativo.

Na IPEBR, acreditamos que a educação é a chave para o sucesso!

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