Apresentação:
Atualmente, muitos desafios na educação básica estão relacionados ao processo de alfabetização e letramento, evidenciando a necessidade de profissionais capacitados para promover a aprendizagem efetiva da leitura e escrita. A escolha dos métodos e práticas pedagógicas está diretamente ligada à eficácia do ensino e aos resultados educacionais, impactando significativamente o desenvolvimento das competências linguísticas dos alunos. Os principais critérios para a escolha das abordagens pedagógicas são: adequação aos diferentes perfis de aprendizagem, eficiência na promoção do letramento, integração com o currículo, custo e sustentabilidade das práticas educacionais. Para tal, é fundamental compreender os princípios do desenvolvimento da linguagem e as estratégias pedagógicas eficazes para a promoção da alfabetização.
Objetivo:
O curso tem como objetivo apresentar os principais métodos e abordagens da alfabetização e letramento, relacionando suas práticas pedagógicas às necessidades de desenvolvimento dos alunos. Analisar o impacto das diferentes estratégias de ensino na aquisição da leitura e escrita e avaliar as práticas de intervenção para promover o letramento eficiente. Identificar os desafios comuns no processo de alfabetização e explorar formas de superá-los; Compreender as possíveis variações na aprendizagem dos alunos e adaptar as práticas pedagógicas para atender a essas necessidades. Integrar o conhecimento sobre as novas abordagens e tecnologias educacionais para aprimorar a prática pedagógica na alfabetização e letramento.
Disciplinas:
1. Didática do Ensino Superior
2. Gestão de Sala de Aula
3. Pensamento Científico
4. Alfabetização e Letramento
5. Avaliação da Aprendizagem
6. Aprendizagem Criativa
7. Currículos e Projetos Pedagógicos
8. Ferramentas Digitais para a Sala de Aula
9. Processos Cognitivos e Aprendizagem
10. Educação de Jovens e Adultos
11. Literatura Infantojuvenil
12. Organização do Trabalho Pedagógico
13. Psicogênese da Língua Escrita
14. Aquisição da Linguagem e da Escrita
15. Aquisição da Linguagem e da Matemática
16. Fonética e Fonologia do Português
17. Metodologias Ativas
18. Pesquisa e Prática Pedagógica
Carga Horária:
360 horas
Todos são Presenciais.
Investimento:
Nenhuma tem TCC obrigatório, é optativo.
Na IPEBR, acreditamos que a educação é a chave para o sucesso!
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