Apresentação:
Na educação infantil, muitos desafios estão associados à necessidade de práticas pedagógicas adaptadas para atender às diversas necessidades e habilidades das crianças pequenas. A escolha de estratégias educacionais eficazes é essencial para garantir uma aprendizagem inclusiva e equitativa, impactando diretamente o desenvolvimento acadêmico, social e emocional dos pequenos. Os principais critérios para a seleção de abordagens pedagógicas na educação infantil incluem: adequação às necessidades individuais das crianças, eficácia na promoção da inclusão, integração com o currículo infantil, e sustentabilidade das práticas educacionais. Compreender os princípios da educação inclusiva e as estratégias específicas de ensino é fundamental para promover um ambiente de aprendizagem acessível e de qualidade.
Objetivo:
O curso tem como objetivo apresentar os principais métodos e abordagens na educação infantil, alinhando as práticas pedagógicas às necessidades específicas das crianças. Analisar o impacto das diferentes estratégias de ensino na promoção da inclusão e no desenvolvimento das habilidades das crianças pequenas. Identificar os desafios comuns na educação infantil e explorar soluções para superá-los. Compreender as variações na aprendizagem das crianças e adaptar as práticas pedagógicas para atender a essas necessidades individuais. Integrar o conhecimento sobre novas abordagens e tecnologias educacionais para aprimorar a prática pedagógica na educação infantil.
Disciplinas:
1. Didática do Ensino Superior
2. Gestão de Sala de Aula
3. Pensamento Científico
4. Aprendizagem Criativa
5. Avaliação da Aprendizagem
6. Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
7. Cultura Maker e Educação Mão na Massa
8. Currículos e Projetos Pedagógicos
9. Educação Infantil
10. Ferramentas Digitais para a Sala de Aula
11. Neurociências e Práticas Pedagógicas: Jogos, Brincadeiras e Didática Aplicados à Neuroeducação
12. Organização do Trabalho Pedagógico na Educação Infantil
13. Processos Cognitivos e Aprendizagem
14. Processos de Aquisição da Linguagem e da Escrita
15. Processos de Aquisição da Linguagem e da Matemática
16. Alfabetização e Letramento
17. Recreação
18. Tecnologias Assistivas para Acessibilidade
Carga Horária:
360 horas
Todos são Presenciais.
Investimento:
Nenhuma tem TCC obrigatório, é optativo.
Na IPEBR, acreditamos que a educação é a chave para o sucesso!
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