Apresentação:
Atualmente, muitos desafios na educação especial estão associados à necessidade de práticas pedagógicas adaptadas para atender a alunos com diferentes necessidades e habilidades. A escolha de estratégias educacionais eficazes é crucial para garantir uma aprendizagem inclusiva e equitativa, impactando diretamente o desenvolvimento acadêmico e social desses alunos. Os principais critérios para a seleção de abordagens pedagógicas na educação especial incluem: adequação às necessidades individuais dos alunos, eficácia na promoção da inclusão, integração com o currículo geral, e sustentabilidade das práticas educacionais. Compreender os princípios da educação inclusiva e as estratégias específicas de ensino é fundamental para promover um ambiente de aprendizagem acessível e de qualidade.
Objetivo:
O curso tem como objetivo apresentar os principais métodos e abordagens na educação especial, alinhando as práticas pedagógicas às necessidades específicas dos alunos. Analisar o impacto das diferentes estratégias de ensino na promoção da inclusão e no desenvolvimento das habilidades dos alunos com necessidades especiais. Identificar os desafios comuns na educação especial e explorar soluções para superá-los. Compreender as variações na aprendizagem desses alunos e adaptar as práticas pedagógicas para atender a essas necessidades individuais. Integrar o conhecimento sobre novas abordagens e tecnologias educacionais para aprimorar a prática pedagógica na educação especial.
Disciplinas:
1. Didática do Ensino Superior
2. Gestão de Sala de Aula
3. Pensamento Científico
4. Fundamentos da Educação Especial
5. Educação Inclusiva
6. Processos Cognitivos de Aprendizagem
7. Transtornos e Distúrbios da Aprendizagem
8. Aprendizagem Criativa
9. Desenvolvimento Neuropsicomotor e da Aprendizagem
10. Avaliação da Aprendizagem
11. Tecnologias Assistivas para a Acessibilidade
12. Transtorno do Espectro Autista
13. Transtornos Psiquiátricos na Infância e Adolescência
14. Deficiência Intelectual, Física e Psicomotora
15. Deficiência Visual, Auditiva e Cegueira
16. Diversidades e Profissionalização da Pessoa com Deficiência
17. Pesquisa e Prática Pedagógica
18. Elaboração do PEI (Plano Educacional Individualizado)
Carga Horária:
360 horas
Todos são Presenciais.
Investimento:
Nenhuma tem TCC obrigatório, é optativo.
Na IPEBR, acreditamos que a educação é a chave para o sucesso!
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