Apresentação:
Na área de NEUROPSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL E CLÍNICA, muitos desafios estão associados à necessidade de práticas e abordagens integradas para entender e intervir nas dimensões cognitivas e comportamentais dos indivíduos em contextos institucionais e clínicos. A escolha de estratégias eficazes é crucial para promover uma avaliação compreensiva e intervenções que favoreçam o desenvolvimento e a reabilitação cognitiva, bem como para garantir a adaptação das práticas pedagógicas às necessidades neuropsicopedagógicas específicas. Os principais critérios para a implementação eficaz da neuropsicopedagogia incluem: adequação às necessidades cognitivas e emocionais dos indivíduos, eficácia na identificação e intervenção em dificuldades de aprendizagem e desenvolvimento, integração com os objetivos institucionais e educacionais, e sustentabilidade das práticas de intervenção. Compreender os princípios fundamentais da neuropsicopedagogia e as estratégias específicas de avaliação e tratamento é essencial para promover ambientes educativos e clínicos de alta qualidade e resultados positivos.
Objetivo:
O curso tem como objetivo fornecer uma compreensão abrangente dos métodos e abordagens em NEUROPSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL E CLÍNICA, alinhando as práticas de avaliação e intervenção às necessidades específicas dos indivíduos em contextos institucionais e clínicos. Visa analisar o impacto das diferentes estratégias de neuropsicopedagogia na melhoria das funções cognitivas, comportamentais e pedagógicas, destacando a eficácia de cada abordagem. Além disso, pretende identificar e abordar os desafios comuns enfrentados na aplicação da neuropsicopedagogia, explorando soluções baseadas em evidências para superar essas dificuldades. Compreender as variações nas necessidades neuropsicopedagógicas dos indivíduos é fundamental para adaptar as práticas de avaliação e intervenção de forma eficaz. O curso também se propõe a integrar o conhecimento sobre novas abordagens e tecnologias emergentes na área da neuropsicopedagogia, com o objetivo de aprimorar as práticas e promover resultados mais eficientes e sustentáveis. Em suma, busca capacitar os profissionais da área a implementar práticas de avaliação e intervenção neuropsicopedagógicas de maneira ética e eficaz, garantindo um impacto positivo na qualidade da educação e na reabilitação dos indivíduos.
Disciplinas::
1. Didática do Ensino Superior
2. Gestão de Sala de Aula
3. Pensamento Científico
4. Introdução à Neuropsicopedagogia
5. Atuação Interdisciplinar e Neuroeducação
6. Desenvolvimento Neuropsicomotor e Aprendizagem
7. Neurociências e as Práticas Pedagógicas: Jogos, Brincadeiras e Didática Aplicados à Neuroeducação
8. Neuroeducação e Tecnologias Educacionais
9. Neuroanatomia, Neurofisiologia e Neurodesenvolvimento
10. Funções Mentais Superiores I: Atenção, Memória e Linguagem
11. Funções Mentais Superiores II: Gnosia, Praxia, Função Viso-Construtiva, Inteligência e Função Executiva
12. Transtornos e Distúrbios de Aprendizagem
13. Intervenção Neuropsicopedagógica
14. Avaliação Psicológica e Psicodiagnóstico
15. Estágio Supervisionado Institucional
16. Estágio Supervisionado Clínico
Carga Horária:
360 horas
Todos são Presenciais.
Investimento:
Nenhuma tem TCC obrigatório, é optativo.
Na IPEBR, acreditamos que a educação é a chave para o sucesso!
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